sábado, 3 de dezembro de 2011

3 de Dezembro - São Sinfrônio (Patriarca)


Nativo de Damasco, Síria nasceu em 560. Ele viajava muito por todo o leste e oeste pregando o evangelho e viveu vários anos em Alexandria, colhendo material para o seu famoso trabalho chamado "Pradaria Espiritual ". Por volta de 580 ele e João Moscus entraram para o monastério de Sabás no Egito, e mais tarde, continuou a sua jornada de fé com São Theodósio na Palestina. Ele passou 10 anos em Alexandria. Após varias peregrinações a monastérios e ermidas no Egito e em Roma, estudando filosofia, escrituras e praticando estrita austeridade São Sinfrônio foi eleito patriarca de Jerusalém em 634.
Escritor eclesiástico com distinção e poeta, alguns dos seus escritos são lidos até hoje. Lutou contra a heresia monofisista. A heresia foi condenada no Concílio de Latrão em 649 e acreditava que Jesus não tinha duas naturezas, uma humana e outra divina. Naqueles tempos a cristandade tentava entender como poderia Jesus ser ao mesmo tempo Deus e homem. Teria fome? Sono? Teria mesmo sido tentado pelo demônio no deserto? Teria sido amamentado por sua mãe Maria? Teria sentido dor na cruz ? Na paixão ?
Enfim, estas questões foram debatidas mesmo após a morte de São Sinfrônio que era um ardoroso defensor do ponto de vista finalmente aceito por toda a Igreja, de que Jesus tinha uma natureza humana e outra divina. Ele enviou cartas ao Papa e ao Patriarca de Constantinopla fornecendo suas teorias sobre a questão. Seus pensamentos e raciocínios foram tão importantes que, por vezes seus escritos pareciam iluminados por Jesus ou anjos enviados para tal, tamanha era a perfeição de seu raciocínio. Ele escreveu várias homilias, doutrinas e poemas. Faleceu em 639 em Jerusalém de causas naturais.
Logo após a sua morte seu túmulo se tornou um local de peregrinação e vários milagres são creditados à sua intercessão.

10 comentários:

  1. Vivendo e aprendendo. Eu a julgar que S. Sinfronio era coisa de novela.

    ResponderExcluir
  2. Um amigo me disse que se chamava "São Sinfrônho"

    ResponderExcluir
  3. SÃO SIFRÔNIO È O PATRIARCA E O PROTETOR DOS ESCRITORES.È UM NOME ENGRAÇADO APOCALIPSIANO È MAIS ENGRAÇADO AINDA. MAS È AQUELE QUE ESCREVIA AS TEOLOGIAS DO MUNDO RELIGIOSO.

    ResponderExcluir
  4. VEJA NO YOUTUBE OS SANTOS QUE ESTÃO NUMA REDOMA DE VIDRO.
    OS SANTOS QUE PERMANECEM INTACTOS! SÃO SINFRÔNIO È UM DELES!
    ELE PERMANECE NUMA CUPULA DE VIDRO! COMO CORPO INCORRUPTIVEL! MUITO INTERESSANTE FANTÁSTICO!

    ResponderExcluir
  5. Muito curioso nossa gostei desta página. ..

    ResponderExcluir
  6. Gente ei sou um Sinfrônio e nem.sabia disso kkk, sofri na escola

    ResponderExcluir
  7. Gente ei sou um Sinfrônio e nem.sabia disso kkk, sofri na escola

    ResponderExcluir
  8. Gente ei sou um Sinfrônio e nem.sabia disso kkk, sofri na escola

    ResponderExcluir