quarta-feira, 23 de novembro de 2011

24 de Novembro - São Crisógono (Mártir)

Michele Giambono - 1450
São Crisógono a cavalo
Igreja de São Trovaso - Veneza

Era um oficial romano convertido ao cristianismo e que, por sua vez, converteu vários outros a sua fé. Ele é dito como sendo amigo de Santa Anastácia de Sirmium e foi o seu guia na fé cristã. Santa Anastácia diz que o sucesso de Crisógono como missionário fez com que as autoridades o prendessem e o deixaram por meses em
péssimas condições. Crisógono foi enfim martirizado por não renegar a sua fé e finalmente decapitado durante as perseguições do Imperador Diocleciano. Seu corpo foi atirado ao mar, mas recuperado por um cristão chamado Zoilus.

Guercino - séc. XVII
São Crisógono em glória
Igreja do Santo - Roma

O Papa Silvestre I construiu uma igreja sobre sua tumba na primeira metade do século IV . Sua tumba foi escavada no início do século XX, 6 metros abaixo do solo onde está a presente igreja de São Crisógono, em Roma, onde ele tem sido venerado pelo menos desde o fim do século V. O seu Santuário contem a sua cabeça e um de seus braços, que hoje é orgulhosamente preservado no altar.
Um teto soberbamente dourado e decorado foi criado no século XVII.
nave principal e teto
Igreja de São Crisógono em Trastevere, Roma

Ele é mostrado na arte litúrgica da Igreja como um jovem cavaleiro empunhando o escudo com o emblema IHS. Às vezes é mostrado sendo içado da água como um peixe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário