segunda-feira, 31 de outubro de 2011

31 de Outubro - São Quintino (Mártir)

Domenico De Blasio - 1715
Igreja de São Quintino, Alliste (Itália)
Quintino di Vermand (? – 287) santo de origem romana, que sofreu o martírio na Gália. Deste santo existem poucos testemunhos históricos, mas segundo a sua sua hagiografia era um cidadão romano, filho de um senador de nome Zeno. Morreu na Gália para onde tinha ido na companhia de São Luciano di Beauvais. Chegado em Amiens iniciou a pregar o Evangelho e realizar milagres, mas logo foi preso por ordem do prefeito  romano Riviozaro, nomeado pelo imperador Massimiliano e feroz perseguidor dos cristãos.
Martírio do santo
Jordaens - 1650

Sempre segundo a lenda, Quintino foi acorrentado e torturado repetidas vezes, na tentativa de repudiar o cristianismo, mas sempre sem êxito. Riziovaro foi transferido para Reims, capital da Gallia Belgica, e ordenou que para lá também fosse levado Quintino, para que, mais uma vez, fosse submetido a julgamento. Todavia, durante a viagem, nas proximidades da localidade chamada Augusta Veromanduorum (a atual Saint-Quentin), Quintino conseguiu fugir milagrosamente e continuou a sua obra e evangelização. Riviozaro, não dado por vencido, mandou captura-lo, e novamente tortura-lo, até que, finalmente preso,  mandou decapitá-lo e jogou seus restos mortais nos pântanos de Somme.

Segundo a lenda, 55 anos depois, uma mulher cega de família patrícia, encontrava-se no local onde o corpo do santo fora jogado e, seguindo uma inspiração divina, encontrou milagrosamente o corpo do santo, que emergiu da água dos pântanos emanando um "odore de santidade". Ela sepultou o corpo no alto de um monte e ali ergueu uma capela para proteger a sua sepultura, e feito isso, recuperou milagrosamente a sua visão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário