segunda-feira, 31 de outubro de 2011

30 de Outubro - São Marciano de Siracusa (Bispo e mártir)

pintura no Seminário Diocesano de Siracusa

A data a sua celebração varia segundo as várias fontes que falam a seu respeito. No Ocidente foi inserido pela primeira vez no ‘Martirologio Romano’ em 14 de junho, mas no Oriente a sua memória era já conhecida e recordada, em alguns livros, no dia 30 de outubro; o ‘Calendario marmoreo di Napoli’ o cita nessa data, assim como também nas versões mais modernas do ‘Martyrologium Romanum’. As fontes mais antigas falam dele ativo no século VII, mas são carentes de certezas históricas, e baseiam-se, apenas em tradições populares locais.
Marciano era discípulo de São Pedro, em Antioquia, e por ele foi enviada à Sicília, no século I, para pregar o Evangelho. Instalou-se na cidade de Siracusa onde operou muitas conversões, muitas delas acompanhadas por milagres. Sua popularidade provocou-lhe a morte “por aqueles que na época indignamente possuíam o cetro do comando”. 
É considerado o primeiro bispo de Siracusa, e a sua mais antiga representação data do século VIII-IX, do período bizantino siciliano, e encontra-se nas Catacumbas de Santa Luzia.
Busto do Santo
Escola napolitana - 1622
Catedral de Frigento, Itália

Nenhum comentário:

Postar um comentário