terça-feira, 6 de setembro de 2011

6 de Setembro - São Zacarias (profeta)

ícone bizantino - séc. XVI

Aparição do anjo a Zacarias
Domenico Ghirlandaio - 1486
Capela Tornabuoni - Igreja de Santa Maria Novella - Florença

Michelangelo - abóbada da Capela Sistina - Roma

São Zacarias nasceu em Galaad, membro da tribo de Levi. Zacarias cujo nome significa “o Senhor lembra”, é o profeta mais citado no Novo Testemento, depois de Isaías, penúltimo dos profetas menores, foi chamado ao ministério profético no mesmo ano de Ageu, em 520. O seu ministério durou provavelmente até o término da construção do Templo de Jerusalém, tema das suas exortações. Mediante visões e parábolas, anuncia o convite de Deus à penitência, condição para que se realizem as promessas: “Assim fala o Senhor dos exércitos: Convertei-vos a mim, e eu me voltarei a vós.” Sua caracteristica é o messianismo, suas profecias referem-se ao futuro do povo Israel, futuro próximo entendido como tempo de benevolêncio do Senhor para com Israel.
“Eis que eu libertarei o meu povo. Reconduzi-lo-ei para habitar em Jerusalém: será o meu povo e eu serei o seu Deus, na fidelidade e na justiça.” Será um tempo de paz e de alegria e as injustiças serão eliminadas da face da terra. Zacarias teria feito muitos prodígios, acompanhado-os com profecias de conteúdo apocalíptico. Morreu muito velho e, provavelmente, foi sepultado ao lado do túmulo de Ageu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário