quinta-feira, 22 de setembro de 2011

22 de Setembro - São Maurício e companheiros (Mártir)

São Maurício (Mauritius=Moorish) foi um legionário Romano, chefe da Legião de Tebas (vinda da cidade de Tebas (ou Karnak ou Luxor), no Alto Egito), sob o comando do imperador Romano Maximiano.
anônimo do séc. XIII
Catedral de Magdebourg

Enviado pela autoridade Romana para a Suíça (para o outro lado do mundo Romano), e estacionado em Agaune (que é hoje a cidade de Saint-Maurice), a Legião Tebana recebeu ordem de reduzir a insubordinação local à adoração aos deuses Romanos. Os membros locais da resistência eram Cristãos.Então, Maurício respondeu que ele e seus legionários Tebanos também eram Cristãos, por isso não poderiam perseguir outros Cristãos.
Esta objeção de consciência foi entendida pela autoridade Romana como um motim e foi imediatamente tratada como tal. Não se brincava com os Romanos sobre assunto de autoridade. O imperador Maximino enviou às pressas outras tropas para Agaune. Maurício e todos os seiscentos e sessenta soldados Tebanos da sua tropa foram massacrados.

Pantormo - 1532
Martírio de Maurício e companheiros
Galleria degli Uffizi - Florença

São Maurício e seus companheiros, primeiros mártires Suíços, eram Egípcios, isto é, Coptas. Todas as estátuas de São Maurício o mostram como um negro Africano, usando uma roupa de batalha de legionário Romano. Este sacrifício reforçou o Cristianismo que se espalhou pela Suíça, no coração da Europa, no início do século IV.
Romulo Cincinnato - 1583
Mosteiro El Escorial - toledo

A veneração de São Maurício conheceu grande devoção logo após o seu martírio. Com a queda do Império Romano, as inúmeras invasões germânicas e a conversão dos novos cristãos, os santos soldados eram muito caros aqueles que faziam o uso das armas como um elemento distintivo.
El Greco - 1580
Martírio de Maurício e companheiros
Mosteiro El Escorial - Toledo

A narração do martírio de uma inteira legião, cujo efetivo regular era composto de seis mil homens, neste caso 6660 em algumas versões da Passio, suscitou, também, o desejo de conhecer os nomes daqueles homens sacrificados com Maurício.
relicário do Santo
Mosteiro de São Maurício - Suíça

Para mais detalhes sobre os outros companheiros de Maurício, mártires da Legião Tebana, recomendo este site, em italiano: http://www.cartantica.it/pages/LegioneTebea.asp

Um comentário: