quinta-feira, 1 de setembro de 2011

1 de setembro - Santo Egídio (abade)

Mestre de St. Giles - 1500
National Gallery - Londres

Antes da célebre vitória sobre os sarracenos em Poitiers, Carlos Martello tinha cometido um pecado de incesto com a irmã. Cheio de remorsos, ele não ousava confessar o seu próprio pecado, tanto era infame a ação cometida.
Decide então dirigir-se a Provença, à presença de um abade muito conhecido na época, Santo Egídio, para pedir-lhe a absolvição deste pecado, porém, sem ousar confessá-lo e mantendo segredo sobre o crime cometido.
A absolvição de Carlos Martello - 1500
Mestre de St. Giles - National Gallery de Londres

Egídio celebrou uma Missa com essa intenção, quando, eis que aparece um anjo, que se colocou próximo ao altar com um livro na mão, sobre o qual estava escrita a culpa não confessada. Enquanto a celebração avançava, a escrita do livro ia-se desbotando, até desaparecer completamente e Carlos Martello encontrou-se absolvido. A história deste pecado e desta absolvição miraculosa era tão famosa, que o fervor popular frequentemente a atribui a Carlos Magno e não a Carlo Martello, como se o protagonista real do caso não fosse também bastante respeitável.
Miguel Alcañiz - 1420
Metropolitan - Nova York

A notoriedade de Santo Egídio era muito grande, mesmo antes de levar a cabo este Milagre. Ateniense de origem, tinha-se tornado eremita numa floresta do Gard, aonde um pequeno veado se dirigia todos os dias, para alimentá-lo com o seu próprio leite. Um dia, durante uma batida de caça, o rei dos Visigodos seguiu o animal até ao limiar da gruta onde vivia o eremita, e feriu o pequeno veado. Para reparar o sacrilégio cometido, o rei mandou construir um grande mosteiro, que tomou o nome de Saint-Gilles-du-Gard e que se tornaria uma etapa importante para o caminho dos peregrinos ao voltarem de Compostela, antes de tornar-se, ele mesmo, meta de peregrinação. Santo Egídio é invocado em ajuda às confissões difíceis.
Anônimo alemão do xéc. XIV
Museu Pushkin - Moscou

Nenhum comentário:

Postar um comentário