sábado, 6 de agosto de 2011

6 de agosto - Transfiguração do Senhor

Fra Angélico - início séc. XV
Museu San Marco - Florença

Fisicamente, Jesus se parecia como qualquer outro homem. Ele teve fome, sede, cansaço, etc. Sua divindade foi vista apenas indiretamente, em suas ações e suas palavras. Mas, numa ocasião, a glória divina de Jesus resplandeceu e se tornou visível. A história é contada em Mateus 17:1-8:

“Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro e aos irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. Então disse Pedro a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas; uma será tua, outra para Moisés, outra para Elias. Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi. Ouvindo-a os discípulos, caíram de bruços, tomados de grande medo. Aproximando-se deles, tocou- lhes Jesus, dizendo: Erguei-vos e não temais! Então, eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão Jesus”.

Giovanni Bellini - 1455
Museu Correr - Veneza


“Depois de profetizar o Senhor para os Discípulos, a Sua morte na cruz, tomou Pedro, Tiago e João, seu irmão, e subiu com eles um monte alto (monte Tabor na Galiléia). Foi, então, transfigurado diante deles. O Seu rosto brilhou como o Sol e Sua vestidura tornou-se branca como a luz. Apareceram, também, Moisés e Elias, que falavam com Ele. Pedro alvitrou, então, que era bom ficar ali. Se quiser, disse ele, teremos aqui três tabernáculos, um para o Senhor, um para Moisés e outro para Elias. Enquanto ele falava, uma nuvem luminosa cobriu-os e uma voz dizia: ‘Este é Meu Filho amado em quem Me comprazo, ouviu-o’. Quando ouviram os discípulos caíram sobre seus rostos e tiveram muito receio. Veio Jesus e tocou neles dizendo: “Levantai-vos, não temais”. Levantaram os olhos e não viram mais ninguém, senão Jesus sozinho. Enquanto desciam do monte, recomendou-lhes Jesus que não contassem para ninguém o que viram até que ressurgisse o Filho do Homem de entre os mortos" (Mt 17, 1-10).


Rafael - Transfiguração, 1520
Museu Vaticano - Roma

No Oriente bizantino a festa de 6 de agosto, Santa Transfiguração de Nosso Senhor Deus e Salvador Jesus Cristo, reveste-se de uma solenidade toda especial. Essa festa é lembrada desde o século IV pelos santos Efrém, o Sírio e João Crisóstomo e, entre os hinos litúrgicos, até hoje ainda em uso entre os bizantinos, muitos são de autoria de São Cosme de Maiúma e de São João Damasceno.
Giovanni Bellini - 1487
Museu de Capodimonte - Nápoles

Botticelli - 1500
Galleria Pallavicini - Roma

Gerard David - 1520, Bruges

Igreja da Transfiguração
Monte Tabor - Israel


Nenhum comentário:

Postar um comentário