sexta-feira, 19 de agosto de 2011

20 de agosto - São Bernardo de Claraval (abade)

manuscrito iluminado do séc. XIII

Bernardo de Claraval ou de Fontaine (1090 – Dijon, França / 1153 – Abadia de Claraval, França), abade cisterciense, santo e Doutor da Igreja. É o maior impulsionador da Ordem de Cister e uma das personalidades eclesiásticas mais influentes do século XII.

Oriundo de uma família nobre da Borgonha, nascido no castelo de Fontaine-lès-Dijon, Bernardo foi o terceiro filho de Tescelin o Vermelho e de Aleth de Montbard. Aos noves anos é enviado para a Escola Canônica de Châtillon-sur-Seine, onde revela especial aptidão para a Literatura.
Castelo de Fontaine - casa natal do Santo

Em 1112 entra para a Abadia de Cister, da qual Santo Estêvão Harding havia acabado de ser eleito abade.
Convencido por este, o jovem Bernardo, funda com um grupo de trinta monges, uma nova casa cisterciense em 1115 no Vale de Langres, chamada “Vale Claro” ou “Clairvaux” – Claraval. A esta grande abadia-mãe, ficaram ligadas a maioria das abadias européias.


Durante os 38 anos que durará o seu abaciado, a ação de Bernardo marca definitivamente a política de França e do próprio ocidente medieval, enquanto Cister atinge 165 mosteiros, tendo o próprio fundado cerca de 68.
Ribalta

Homem de constituição frágil, exigente quanto ao cumprimento da Regra e da penitência, dividia as horas entre a oração e o trabalho manual. Pretendia fazer reviver aos cistercienses a austeridade e pureza monástica no seu hábito branco e a vida em comunidade no mais absoluto silêncio.
Filipino Lippi - Badia Fiorentina

Como Doutor da Igreja destacam-se os seus escritos, sermões, planos e projetos que estruturavam as suas ideias dentro da própria Ordem.

Bernardo de Claraval é o autor de diversos escritos onde ressalta a doçura e a dedicação a Deus como entidade de amor e caridade, mas evidenciou-se sobretudo por ser o grande impulsionador do culto e contemplação de Maria, bem como o autor da Regra para a Ordem dos Cavaleiros Templários.
Giovanni Benedetto Castiglione - 1645
Igreja de Sampierdarena, Itália

Percorreu grande parte da Europa, frequentou Concílios e foi um brilhante orador. Foi a “alma” da Segunda Cruzada à Terra Santa.

Morreu em 1153, aos 63 anos. Foi canonizado em 18 de Julho de 1174 por Alexandre III e declarado Doutor da Igreja por Pio VIII em 1830.

Nenhum comentário:

Postar um comentário